Jota Quest volta ao novo em álbum com inédita de Nando Reis, faixa com Herbert Vianna e sample de Lincoln Olivetti
- Categoria: Noticias
- Publicação: 05/10/2023 00:42
- Autor: Por Mauro Ferreira
♪ Banda habituada a rebobinar o próprio repertório em shows retrospectivos que geram álbuns ao vivo, Jota Quest andou lançando singles inéditos nos anos 2020, casos de A voz do coração (2020) – composto e gravado com Rael – e de Imprevisível (2021). Mas estava sem apresentar álbum de músicas inéditas desde Pancadélico (2015), disco editado há oito anos. O lançamento no próximo domingo, 8 de outubro, do primeiro volume do álbum De volta ao novo encerra o hiato sem grandes novidades.
Com nove das 18 faixas do álbum gravado de janeiro a agosto de 2023 nos estúdios Minério de Ferro (BH) e Midas (SP), com produção musical de Rick Bonadio, De volta ao novo vol. 1 apresenta música inédita de Nando Reis, Só o amor liberta, 20 anos após o grupo mineiro ter lançado uma composição de Nando, Do seu lado (2003), tema dançante que se tornaria um dos maiores hits do Jota Quest.
Outra novidade do repertório é O último beijo, música assinada pelos músicos do quinteto – Rogério Flausino (voz), Marco Túlio Lara (guitarra), Marcio Buzelin (teclados), PJ (baixo) e Paulinho Fonseca (bateria) – em parceria com Podé e com Beto Nastácia.
Entre os convidados do álbum, há Herbert Vianna – presente em Fique bem (Tibless, Marco Túlio e Rogério Flausino) – e Nairo, cantor maranhense que participa de Seguindo meu flow (PJ, Renato Gallozi, Nairo, Dougie e Tiê).
Além dos interlúdios Hotel Paradise e Suíte number 5 (temas compostos por Paulinho Fonseca e Marcio Buzelin, respectivamente), o disco apresenta Loco-loco, inédita versão em português (feita pelo próprio Jota Quest) do hit argentino Amor loco (2010), música composta por Emmanuel Horvilleur – integrante do do duo portenho de funk-rap Illya Kuryaki & Valderramas – com Lucas Martí.
Gravada por Horvilleur no álbum Amor en polvo (2010), a música ganhou sample de Squash (1982), faixa de Lincoln Olivetti & Robson Jorge (1982), cultuado álbum de black music à moda brasileira.
Com capa que expõe imagem digital criada por Carlos Fides para representar “a jornada da vida”, o álbum De volta ao novo tem a música-título assinada por PJ e Rogério Flausino com Thadeu Meneghini e Adalberto Rabelo.
Já a faixa Numa boa é da lavra do Jota Quest com Vitor Kley. Embora ainda inédita em disco, a música Numa boa também já foi gravada pela banda no registro ao vivo audiovisual do show da turnê Jota 25 – De volta ao novo, captado em 17 de junho, em apresentação no estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS).