Notícias

Beatles, Sinatra, Elvis, Lady Gaga e mais: relembre hits gringos que ganharam versões de sertanejos no Brasil; compare com originais

aula Fernandes e Luan Santana geraram memes com trilha sonora do cinema, Zezé Di Camargo & Luciano cantaram versão dos Beatles, e Gusttavo Lima regravou clássico da década de 80 do Roxette.
  • Categoria: Noticias
  • Publicação: 26/11/2023 10:46

Já se passaram mais de quatro anos desde o lançamento de "Juntos", a versão que Paula Fernandes e Luan Santana gravaram para o hit "Shallow", sucesso na voz de Lady Gaga e Bradley Cooper.

A faixa original foi trilha do filme "Nasce uma estrela" (2018) e rendeu um Oscar. Mas talvez muitos brasileiros lembrem-se mesmo é do refrão bilíngue (em português e inglês), que gerou polêmica e muitos memes.

O refrão de "Shallow" era assim: "Crash through the surface / Where they can’t hurt us / We’re far from the shallow now" (algo como "Rompo a superfície / Onde eles não podem nos ferir / Estamos longe do raso agora").


Em "Juntos", a coisa foi por um caminho um pouco diferente: "Cole de uma vez nossas metades / Juntos e shallow now". É difícil cravar que a falsa tradução foi bem acolhida pelo público local. Mas o fato é que a música virou, sim, um hit por aqui.

E, assim como a música de Gaga e Cooper, obras de artistas como Frank Sinatra, Beatles, Roxete, Talking Heads e Elvis Presley, entre outros, já ganharam versões de artistas sertanejos com letras bem diferentes das originais.



Paula Fernandes e Luan x Gaga e Bradley

Na época do lançamento de "Juntos", a assessoria de Paula Fernandes afirmou que essa versão brasileira havia sido aprovada diretamente por Lady Gaga. Compare a seguir.

  • Refrão de "Juntos": "Diga o que te fez sentir saudade / Bote um ponto final / Cole de uma vez nossas metades / Juntos e shallow now"
  • Refrão de "Shallow": "I’m off the deep end, watch as I dive in / I’ll never meet the ground / Crash through the surface / Where they can’t hurt us / We’re far from the shallow now"
  • Tradução livre do refrão de "Shallow": "Eu estou nas profundezas, me veja mergulhar / Eu nunca vou chegar à terra firme / Rompo a superfície / Onde eles não podem nos machucar / Estamos longe do raso agora"