Ana Castela é acusada de plágio, mas o que é plágio em universo pop em que tudo parece já ter sido ouvido antes?
Com as canções produzidas em linha industrial para abastecer o mercado, compositores deixam de ter assinatura nítida que os diferencie na história da música brasileira.
- Categoria: Noticias
- Publicação: 14/12/2023 20:31
- Autor: Por Mauro Ferreira
♪ OPINIÃO – Artista mais ouvida no Brasil ao longo de 2023, conforme ranking da principal plataforma de áudio do país, Ana Castela encerra o ano com dor de cabeça.
A artista está sendo acusada de plágio pelo compositor Luan Kaique Vieira Castelan, conhecido artisticamente como Luan Kastelan. Na realidade, Kastelan está processando não somente Ana Castela, mas todos os oito compositores da música Solteiro forçado (2023).
Composição lançada pela cantora no álbum audiovisual Boiadeira internacional (2023), Solteiro forçado é música de autoria creditada a Ana Castela, Raphael Soares, Rodolfo Alessi, Mateus Félix, Vinicius Poeta, Léo Souzza e Benicio Neto.
Kastelan vê semelhança entre as melodias de Solteiro forçado e Lado direito da cama (2020), balada que compôs em parceria com Dant e que lançou há três anos.
A rigor, somente musicólogos e peritos no assunto poderão atestar, na Justiça, se fato há semelhanças melódicas entre as duas músicas a ponto de ser configurado um plágio.
A questão a ser levantada, fora da esfera judicial, é qual o conceito de plágio em um universo pop em que tudo parece já ter sido ouvido antes. Atualmente, as músicas – em grande maioria – já soam déjà vu assim que são lançadas.