Notícias

Marcelo D2 vai na fonte do Fundo de Quintal e encara ‘Delegado Chico Palha’ no vol. 2 de disco de samba tradicional

  • Categoria: Noticias
  • Publicação: 30/01/2025 23:48
  • Autor: Por Mauro Ferreira

 Marcelo D2 vai na fonte do Fundo de Quintal no segundo dos quatro volumes do álbum Manual prático do novo samba tradicional. No Vol. 2, intitulado Tia Darci – Pupila dilatada e lançado hoje, 30 de janeiro, o rapper bamba regrava Nascente da paz (Adilson Victor e Sombrinha), samba lançado pelo grupo Fundo de Quintal no álbum Ciranda do povo (1989). O grupo participa da gravação.

Da mesma fonte, D2 recicla A batucada dos nossos tantãs (Sereno, Adilson Gavião e Robson Guimarães) com a inserção de breve rap na faixa intitulada Batucada. O samba deu título ao álbum lançado pelo Fundo de Quintal em 1993.

Neste segundo volume do Manual prático do novo samba tradicional, D2 volta a encarar Delegado Chico Palha (Tio Hélio e Nilton Campolino) – samba de 1938 que o rapper já gravara em 2016 no álbum Quintal do Pagodinho ao vivo 3 – e também revive Fim da tristeza (Arlindo Cruz, Carlos Senna e Maurição, 1999), samba originalmente gravado pelo Grupo Sensação, além de dar voz a Meu nome é favela, samba de Rafael Delgado apresentado por Arlindo Cruz no álbum Batuques e romances (2011).

O álbum Manual prático do novo samba tradicional foi idealizado por D2 e Luiza Machado com a intenção de revisitar pérolas do pagode carioca sob a ótica contemporânea da produção musical orquestrada por D2 com Nave Beatz, Fejuca, Márcio Alexandre e Os Fita.

Capa do álbum ‘Manual prático do novo samba tradicional – Vol. 2: Tia Darci – Pupila dilatada’, de Marcelo D2 — Foto: Gabriel Mota com arte de Frederico Antunes









Capa do álbum ‘Manual prático do novo samba tradicional – Vol. 2: Tia Darci – Pupila dilatada’, de Marcelo D2 — Foto: Gabriel Mota com arte de Frederico Antunes